in Geral

Como testar o envio de e-mail sem ter um servidor de e-mails

E aí gurizada do café, tudo tranquilo?

Enquanto você desenvolvia uma aplicação, você já teve que testar o envio de e-mails e não tinha um servidor de emails para fazer isso? Ou tomou aquele sufoco para configurar e autenticar o seu servidor? Quem nunca?

Existe uma aplicação pra nos ajudar com esse pepino… o nome dela é jenifer, digo Mailtrap 🙂

Para começar a brincadeira você precisa fazer um cadastro super simples e que pode ser feito por login social (Google ou GitHub).
Até o dia em que eu postei esse texto, existem várias formas de contratação onde a diferença entre os planos é basicamente as quantidades das features, mas o que nos interessa por aqui é a conta free, não é mesmo?

A conta free te permite ter apenas um projeto configurado, uma mailbox, nenhum redirecionamento/encaminhamento, 500 mensagens e as mensagens são apagadas todo o mês. Perfeito pra gente que só quer testar a API 🙂

Após o cadastro você será redirecionado para a tela inicial com a sua mailbox já configurada. Nessa parte você só pode trocar o nome, se preferir… ou deletá-la.

Tela inicial do mailtrap com sua mailbox criada.

Ao clicar na mailbox, nese caso “Minha inbox”, você será redirecionado para a página inicial da sua mailbox.

Página principal da ferramenta mailtrap, contendo as configurações do serviço e mensagens

Aqui que a mágica acontece… nessa página você tem todas as informações para configurar na sua aplicação, seja ela desenvolvida em Node.js, PHP, Ruby on Rails, etc…

Depois de integrar na sua aplicação e testar, é só clicar nas mensagem que ficam no painel da esquerda e visualizá-las.

E aí, essa ferramenta parece útil para você? Comente aí em baixo se te ajudou e sugere alguma coisa que você gostaria de ver por aqui.

Grande abraço!

Write a Comment

Comment

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.