Como a Amazon define um novo produto?

Ei, você que tem uma ideia na gaveta ou trabalha com o desenvolvimento de um novo produto na sua empresa. Como você faz para tirar isso do papel? Que framework você utiliza? Ou simplesmente lança e vê no que dá?

Há quem faça questionários com o cliente, há quem só olhe para os stakeholders do projeto e também há quem apenas acredite que teve uma ótima ideia e isso basta para garantir o sucesso do seu projeto.

Na vida real não deveria ser bem assim. Muitas vezes as empresas empregam muito tempo e dinheiro em projetos que seus clientes não precisam de fato ou que não resolvem um problema e isso não significa que seu produto é ruim ou foi mal feito, e sim que talvez o seu cliente não precisava dele.

Existem diversos frameworks e metodologias que resolvem esse problema com abordagens diferentes, mas hoje eu vou te mostrar uma abordagem bem legal que eu nunca usei, mas pretendo aborda-la em breve aqui na empresa. O nome dessa técnica é Working Backward e essa é a forma que a Amazon desenvolve seus produtos.

Working Backward

Essa forma de desenvolvimento de produto é totalmente integrada ao consumidor final e parte do fim para o princípio. Entenda como funciona.

Press release

O primeiro passo é você escrever um anúncio do produto final e destinado ao público-alvo que vai utilizar o produto, isso mesmo, você escreve um artigo como se o seu produto já existisse e estivesse sendo noticiado pela imprensa. Pense em todos os detalhes e realmente pense como a imprensa noticiaria o seu produto. Escreva em um papel e tire várias cópias, você vai precisar delas na próxima etapa.

Reunião

Com a notícia em mãos junte a sua galera, de preferência que tenham skills e backgrounds bem diversificados, dê à eles o seu papel com a notícia do seu novo produto e prepare-se para as “pedradas.”

Pedradas

Naturalmente as pedradas virão. Esse pode ser um momento frustrante, mas é a parte mais interessante do processo. É aqui que você vai identificar as principais oportunidades e problemas do seu novo produto. Mas não leve nada para o pessoal, esse é o trabalho que a sua galera tem que fazer. Sempre com o foco no cliente.

Resultados

Se você sobreviveu a enxurrada de feedbacks da etapa anterior, agora é a hora de extrair os resultados desse processo. Provavelmente, surgiram diversos aspectos que podem fazer com que o seu produto tenha que ser modificado para potencializar os resultados ou o impacto no cliente, normalmente algo que você não pensou, mas aquele colega que teve um caminho diferente do seu na vida, conseguiu pensar por você.

Durante esse processo, você consegue perceber com mais clareza todas as etapas do processo de desenvolvimento e já pode aproveitar para gerar pequenos pacotes de entregas (baby steps) e depois disso é mão na massa!

Como implementar na sua empresa

Uma boa abordagem é a utilização de templates para a criação dos press releases. Mas vale lembrar que o importante é ser fiel ao lançamento de um produto destinado ao publico-alvo, seja ele interno ou externo.

Começando pelo press release, basicamente, você precisa descrever a sua solução e apresenta-la par o seu público de forma clara e simples, entendível pelo público-alvo. Você pode ver como estruturar um press release nesse link https://rockcontent.com/blog/press-release/

Feito isso, chame o pessoal e deixe eles lerem o conteúdo por 15 minutos, depois é a hora dos feedbacks.

Durante o retorno dos feedbacks, tire dúvidas, ajuste features e remova features desnecessárias.

O que aprendemos com isso?

No processo de criação de um produto muitas vezes a gente acha que teve uma brilhante ideia e que ninguém nunca pensou nisso. Quantas vezes você já pensou “poots, como ninguém fez isso ainda?”. Talvez tenham feito de uma forma errada ou num tempo errado, ou talvez não tenha o fit correto com o público alvo estabelecido, enfim, são “N” fatores.

Acho que o principal aprendizado é que nós desenvolvemos produtos para os clientes não pra nós, portanto, a dica é não se apegar a solução que você criou e sim ao problema que você resolve.

O foco no cliente, além de garantir o sucesso do produto também garante que você erre menos, se frustre menos e no final das contas perca menos dinheiro com esse processo.

E você, como desenvolve os produtos da sua empresa? Em quem você pensa primeiro? Comente aí em baixo como você faz para criar coisas incríveis!

Fonte:

https://www.product-frameworks.com/Amazon-Product-Management.html

https://www.quora.com/What-is-Amazons-approach-to-product-development-and-product-management?ref=http://www.product-frameworks.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.