in Cloud computing

A migração de plataformas de softwares “Suites de Escritórios”

O primeiro a levar os aplicativos para a web foi o Google com o Google Docs, depois vimos a Microsoft com o Office Web Apps, agora aguardamos ansiosamente a promessa da Document Foundation de levar o LibreOffice para a nuvem.

Para quem não conhece, o LibreOffice é a versão opensource (código aberto) dos aplicativos de escritório, são os famosos “.odt”. O LibreOffice já teve o nome (muito conhecido) de BrOffice e é desenvolvido sobre o código do OpenOffice.

Após a compra da Sun Microsystems pela Oracle os desenvolvedores do OpenOffice ficaram incomodados, esperando que o projeto passasse a ser pago e criaram a The Document Foudation.

Mas voltando ao assunto “CLOUD”, esse movimento das Empresas e Fundações desenvolvedoras de suítes de aplicativos de escritório, ao meu ver, é só o começo, muito precipitado, com relação as expectativas que alguns amigos e eu, inclusive os que não compartilham da mesma opinião sobre cloud computing, tínhamos.

No começo desse mês, consegui convencer um amigo desenvolvedor PL/SQL a estudar Java, já foi um começo, agora é esperar ele se apaixonar pela coisa e procurar por novos horizontes…

O que eu quero dizer com tudo isso é que cada vez mais os aplicativos estão sendo “convertidos” para a plataforma web e além de servidores e datacenters, tem muito desenvolvimento à ser feito. É fato que muitas Empresas estão de olho nesse nicho de mercado há muito tempo, mas em contra-partida, a mesma parcela não! Principalmente aqueles aplicativos específicos, desenvolvidos por softwares houses.

É nossa missão informar nossos clientes que isso precisa ser mudado em tempo hábil, senão a bagunça estará formada.

O mercado está aí, ninguém vai se escapar de rodar seus aplicativos na web, o Google, a Microsoft e o LibreOffice já estão se “convertendo” e você, vai esperar seus clientes lhe chamar para essa demanda?

Write a Comment

Comment

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.