Google disponibilizou mais de 25 milhões de datasets gratuitos

Há muitos anos tivemos o apagão da inteligência artificial pela escassez de dados. Haviam os algoritmos, mas poucos dados para o treinamento dos modelos propostos. O tempo passou, desenvolvemos novos sensores e os incluímos em tudo (com IoT por exemplo), assim passando a gerar muitos dados em qualquer coisa que antes nem sequer pensávamos que poderia nos dar alguma ideia importante, como uma geladeira por exemplo que pode monitorar os produtos dentro dela e fazer as compras de forma automática para você.

De fato, vivemos em uma época maravilhosa de BIG DATA, entretanto, dados qualificados não fazem parte do cotidiano da vida de pequenas e médias empresas. Falo isso com propriedade porque possuo uma startup de contabilidade que atua com inteligência artificial para micro, pequenos e médios empresários e mesmo com um bom movimento em seus empreendimentos ainda não geram dados suficientes para um treinamento de um modelo de inteligência artificial.

Existem diversas outras possibilidades de uso e aplicação, mas de fato, datasets específicos e qualificados são ouro na mão da gente. Se vierem “limpos” melhor ainda.

Mas afinal o que são datasets

Se você chegou até aqui e ainda está meio perdido, datasets são conjuntos de dados, estruturados ou não, sobre assuntos específicos.

Para aplicação e treinamento de modelos de inteligência artificial, é necessária uma massa de dados consideravelmente grande para que você consiga os resultados esperados e quem tem esse dados para você validar seu modelo são os datasets.

Não desdenhe dos datasets, você só sabe o quanto são necessários quando precisar deles hehehe

Talk is cheap, show me the “code”

Não é um “code”, mas a citação é boa heheh

Você pode acessar os datasets através desse link https://datasetsearch.research.google.com/ e pasmem: é como se fosse uma busca do Google.

Explore a vontade! Busque o dataset pelo assunto que tens interesse, avalie as fontes, autor, licença e leia a descrição para saber de fato o que contém e divirta-se!

Muito obrigado por ler esse artigo e diga aí se você testou os datasets e como foi a sua experiência! Vai ser legal compartilharmos conhecimento.

Grande abraço e vamos fazer coisas incríveis!

Fonte

Essa dica foi passada pelo Miguel Neves que foi meu colega no MBA sobre Inteligência Artificial aqui na PUCRS. Valeu Miguel!!!

Link passado pelo Miguel https://towardsdatascience.com/google-just-published-25-million-free-datasets-d83940e24284

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.