in Desenvolvimento WEB, Geral

HTML – Passado, Presente e Futuro!

Um pouquinho de internet…

Sabemos que a internet, assim como outras “maravilhas”, surgiu de uma iniciativa do governo de ligar órgãos militares na guerra fria na década de 60 e posteriormente entidades escolares com o intuito de levar informação de forma mais ágil, se protegendo de ataques da URSS que nunca existiram. No Brasil, chegou tardiamente, na década de 80. Em 1988 diversas universidades foram ligadas à “internet” (ARPANET) com entidades nos Estados Unidos, a partir de 1989 surge uma rede de nível nacional para atender as nossas universidades, sendo liberada para uso comercial – como é hoje – somente em 1995.

Até então, toda a informação trafegada era em modo texto. No final da década de 80 e início de 90, Tim Berners – Lee, que trabalhava na CERN (European Organization for Nuclear Research, em tradução livre, Organização Européia de Pesquisa Nuclear) desenvolveu um programa chamado ENQUIRE – eis o começo do HTML. Depois disso surgiu o HTML, o W3C, WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group), guerra dos navegadores e por aí vai.

Mas o objetivo desse post não é explicar a história da internet, tão pouco do HTML e sim de informar a minha visão sobre a “caminhada” do HTML desde o seu surgimento até um futuro bem próximo. Se você quiser ter um conteúdo mais completo sobre as histórias, tanto do HTML quanto da Internet, nas referências tem ótimos sites e blogs que podem ajudar 😉

Levando a informação

Essa web era bem diferente da que conhecemos hoje. Nessa época o HTML era bem mais simples, com poucas imagens, poucas cores e um tanto quanto “feio”, mas funcional, o que atingia o objetivo proposto.

Disseminar a informação de forma mais eficiente e eficaz eram os objetivos dessa época atraindo o seu público principal: universidades e estudantes.

Com o tempo e a liberação para uso comercial, pelo menos no Brasil, todos puderam ter acesso e as empresas começaram a aproveitar esse “meio”.

Publicidade

Com o tempo, empresas foram tomando gosto da ideia e com isso, o intuito principal foi se tornando levemente secundário. Foi nessa época que começamos a ver belíssimas (?!) galerias de produtos em HTML estático.

Pelo fato do HTML ser de fácil compreensão, nessa “era” ainda é difícil encontrar empresas com desenvolvedores front-end, pelo menos dedicados somente à isso. Geralmente o desenvolvedor front-end era webdesign, web-writer, front-end, e por aí vai…

Informação³ + Publicidade³

Novamente tempo passou e os objetivos tomaram um novo rumo, mas agora um rumo buscou o objetivo principal: disseminar informação! Isso nunca deixou de ocorrer, mas acontecia em ritmo menos acelerado.

Nesse momento todos perceberam o verdadeiro potencial da internet, levando seus sistemas para plataformas web, criando e-commerce’s e até monetizando redes sociais, blogs, vlogs, etc…

Isso tudo foi a preparação do que ainda está por vir…

Informação³³ + Publicidade³³ + Sistemas = menor custo e maior agilidade

Agora o momento é outro! Esse momento está acontecendo mas a melhor parte ainda está por vir!

O acontecimento do HTML5 separa os “sobrinhos” dos verdadeiros profissionais FRONT-END e somado com o “boom” do Cloud Computing (Computação em Nuvens), tem tudo para escrever o futuro!

Ainda com sintaxe de fácil compreensão, mas com a engine reescrita em XML, o HTML5 nos trás muito mais do que simples marcação de texto. Dessa forma tornando necessário a profissionalização do profissional FRONT-END, sendo possível escrever até jogos e animações complexas no próprio HTML.

O que eu quero dizer com tudo isso?

Quero dizer que houve um ganho para a comunidade de verdadeiros desenvolvedores ou de estudantes que queiram ser desenvolvedores FRONT-END.

O trabalho que até bem pouco tempo, pra não dizer até hoje, era somado ao verdadeiro trabalho (programador BACK-END ou então um web design por exemplo), pelo simples fato de ser simples. Sei que não é a realidade de muitas empresas do ramo, mas também é a de outras muitas (pequenas).

Agora, parece estar dando a devida importância para esse assunto, seja pela semântica ou pelo estudo necessário para dominar esse assunto.

E o mercado está aí, nos aguardando para levar as maravilhas do HTML5 à todos os navegadores com muito mais interação e recursos.

Referências

Write a Comment

Comment

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.