Estudo

in Desenvolvimento WEB

Por onde começar com o desenvolvimento web [autodidatas]

Por onde começar com o desenvolvimento web

Buenas gurizada do café!

Se você chegou até esse post suponho que você gosta muito de internet, tem qualidades autodidatas e [logicamente] está interessado em aprender sobre desenvolvimento web.

A web normalmente fascina os desenvolvedores iniciantes, acredito que pela facilidade no desenvolvimento, entretanto, existe uma gama de conhecimentos que precisam ser adquiridos para que você seja um bom profissional. Claro que podemos nos especializar em determinadas camadas, como frontend, backend, design, etc, mas é muito importante sabermos o que todas essas camadas fazem para projetarmos e executarmos os jobs com qualidade e entendendo facilitado o trabalho de toda a equipe.

Eu como autodidata posso falar com propriedade que somos bem desorganizados com os estudos e geralmente estudamos o que queremos e pronto! Para ajudar os entrantes no mercado, resolvi criar esse post (e o blog também) para organizar esses estudos com base na experiência que tive.

Vamos lá!

Requisitos Qualidades interessantes….

Seria interessante que um profissional web tivesse, pelo menos, noção dos tópicos abaixo:

  • Inglês
  • Design
  • Ferramentas de manipulação de imagens
  • Usabilidade
  • Acessibilidade
  • Linguagens de marcação (HTML, XML, etc)
  • “Linguagens” de estilos (CSS)
  • Linguagens de programação/tecnologias (JSP, PHP, .NET, ASP, etc)
  • Banco de dados (MySQL, PostrgreSQL, SSQL, Oracle, MsSQL, Firebird, etc)

Podemos ainda definir outros tópicos como tópicos “avançados”, os quais devemos adquirir conhecimento após os supracitados.

  • Expressões regulares
  • Serviços/Servidores (httpd, ftp, etc)
  • Sistemas de arquivos de servidores (.htaccess, permissões em arquivos, cronjobs, etc)
  • SSl
  • Design patterns
  • Arquitetura de projetos (MVC, etc)
  • SEO/SEM
  • […] e tudo mais o quê conseguirmos absorber 😀 […]

Nenhum desses itens é obrigatório, mas podem facilitar a sua vida… [e a de seus colegas]

Não precisamos ser fluentes em inglês, mas todo o desenvolvimento é em inglês, se pelo menos nós entendermos o que aquele comandinho safado está querendo dizer, teremos menos dores de cabeça.

Você também pode justificar que não precisa entender de design para projetar o backend, mas vai dizer que naquele projeto simples do seu “tio” que você pegou pra fazer entre às 00:00 e às 06:00 hrs você vai contratar um freela ou outro profissional? Vai perder os 30 pila (reais) que o teu tio gentilmente vai te ceder para desenvolver aquele mega e-commerce?

Essas são só algumas constatações do auxílio que esses tópicos podem nos dar, existem muitos outros, mas acho que já deu pra entender…

Ordem de estudo proposta

Quando eu estava começando tive muita³ dificuldade em saber qual caminho deveria seguir, tanto é que aprendi PHP antes de HTML, por exemplo. Então, como já falei antes, ninguém é obrigado a seguir essa ordem, somente entender que uma coisa vem antes da outra e assim o mundo segue… 😀

1º passo: Design e linguagem de marcação

Se você já tem noção de design e sabe colocar um projeto em prática (fazer um layout no Photoshop, por exemplo), você é um forte candidato a começar a aprender a transformar isso em um site.

Comece aprendendo HTML, não dói, não é difícil, demorado, nem ao menos custa nada. Preze pelos padrões web (Webstandards), acessibilidade e pelo semântica em seus códigos.

Mais tarde vou fazer alguns tutoriais para auxilia-los…

2º passo: CSS

CSS é muito útil!
Aprenda a estruturar, posicionar, colorir, enfim, deixar o seu site bonitinho do jeito que saiu no Photoshop e ainda reutilizar o código.

3º passo: Programação

Nesse passo, podemos ainda estruturar mais 3 subitens, que são: Lógica de programação, linguagem de programação (cliente-side e server-side) e banco de dados.

4º passo: Frameworks, bootstraps, CMS’s e pré-processadores

Facilite sua vida!

Aprenda diversos frameworks e pré-processadores, como: jQuery, ExtJs, Less, CodeIgniter, ZendFramework, etc.

E pense nisso: nesse ponto você já sabe programar, portanto, programe com qualidade e sem perder tempo, utilize os frameworks, CMS’s e pré-processadores que você confia e consiga um tempinho para tomar um café…

Exemplos de CMS’s são: Joomla, WordPress, Magento, etc.

Conclusão

Bom, se você chegou até aqui, ou tem T.O.C. de leitura ou então realmente está interessado. Supondo que você esteja interessado, não se assuste com a quantidade de conteúdo, ninguém aprendeu isso do dia pra noite e nem tudo foi criado ontem. Ainda existem muitas tecnologias e técnicas para aprendermos, por isso, é bom que sejamos autodidatas e que sempre estejamos interessados em aprender coisas novas.
Por fim, seja um profissional dinâmico e aberto a novas tendências. É assim que você chega lá!

Desejo a vocês uma boa carreira e que estudem sempre!

Acompanhem o blog que postarei diversas dicas e tutoriais para ajuda-los nessa caminhada.

Grande abraço!

Write a Comment

Comment

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Grande post, antigo mais era o que estava procurando. Eu venho da programação para Desktop, então Web é tudo novo pra mim. Mas já tenho noção do que quero, e elaborei uma planilha de estudos, então vou postar resumidamente aqui para você dar sua opinião, e o pessoal também. Segue:

    * Orientação a Objeto
    Trabalhar com Classes, Abstração, Herança, Polimorfismo, Encapsulamento, Sobrecarga de métodos etc…

    * Banco de Dados –> MySql
    Tipos de relacionamentos dos bancos (normalização de bancos)
    Conceitos do MY-SQL ligados às consultas
    ORM

    * Linguagens
    Html
    Php
    Css
    JavaScript

    * Além de aprender também:
    Web Design Responsivo
    IHC – Interface Homem Computador

    • Valeu Eric!

      O desenvolvimento web é um paradigma bem diferente do desktop e diga-se de passagem, gigantesco. Eu começaria aprendendo primeiro o básico de HTML e PHP para depois ir aprofundando em OOP e também com os conhecimentos de banco por exemplo…
      Estive envolvido em grandes projetos na empresa e acabei deixando o blog de lado, mas agora vou postar tutoriais e dicas com mais frequência para ajudar a gurizada que está começando 😀 fica de olho 🙂

      Abração.