in Família Microsoft, Geral

Como remover a senha de uma planilha do Excel xlsx

E aí galera do café, tranquilo?

Post rápido para salvar aquela planilha com a senha perdida 😉

Aproveitem!

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE: Esse método funciona apenas se a planilha estiver protegida por senha e não funciona se ela estiver encriptada por senha.

Este método somente aplica-se a planilhas protegidas por senha. Se o arquivo está protegido com o recurso “Encriptar com uma senha”, ele não funcionará.

  1. Abra o Windows Explorer e habilite a exibição de extensão de arquivos conhecidas. Para isso, pressione a tecla para exibir os menus superiores e entre no menu Ferramenta > Opções de pasta
    Na aba Modo de Exibição, desmarque a caixa Ocultar a extensão dos tipos de arquivo conhecidos e clique em OK.
  2. Altere a extensão do arquivo de .XLSX para .ZIP
  3. Extraia o arquivo para um diretório com o seu extrator favorito (Winzip, 7-zip, tar, etc)
  4. Entre no subdiretório xl e depois em worksheet que você acabou de extrair
    Deverá ter um ou mais arquivos com nomes como: sheet1.xml (sheet2.xml, etc. Eles representam as planilhas que você tem no seu arquivo.
  5. Dentro de cada um destes arquivos terá uma tag XML: <sheetProtection password=… />. Delete esta tag XML inteira usando um editor de texto (como o Bloco de notas, Visual Studio Code, etc).
  6. Re-zip os arquivos novamente.
  7. Renomeie o arquivo de .ZIP para .XLSX

E era isso!
Escrevam aí como foi a experiência de vocês com esse método…

Grande abraço!

Fonte

How to unprotect a password protected .XLSX file – Adam’s Code Blog – http://blog.bitcollectors.com/adam/2011/10/how-to-unprotect-a-password-protected-xlsx-file/

Write a Comment

Comment

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    • Poots Diogo, que pena. Mas vamos lá vamos tentar fazer dar certo 🙂
      Não tem tanto a ver com a versão do Office, tem mais a ver com a extensão do arquivo, isso porque todo o arquivo tem um “formato” que deve ser obedecido, uma espécie de “contrato”, portanto se tu seguiu os passos certinho era pra ter dado certo.
      Mas conta aí pra gente se deu algum erro e até que passo tu conseguistes executar… quanto mais informações melhor pra te ajudar.

      Abração!

      • Boa tarde Leandro, tudo bem?!
        Primeiramente obrigado pela postagem, acredito que a mesmo possa ser útil para muito usuários; mas como relatado pelo Diogo Rocha, no meu caso também não está dando certo; consigo até mudar a extensão do arquivo, mas após isso o mesmo fica com um formato desconhecido, o que impossibilita conseguir avançar nos passos descritos por ti.
        A mensagem em específico que aparece quando tento extrair o arquivo é: The archive is either in unknown format or damaged.
        Se puder ajudar, desde já agradeço.

        • Tiago, obrigado pelo comentário.

          Desculpa a demora, talvez tu até já tenhas resolvido, mas vou escrever aqui porque pode ajudar outras pessoas com a mesma dúvida. Vai saber…

          O fato de ficar como arquivo desconhecido, parece que o passo número 1 não aconteceu como o previsto. Para isso, podes tentar fazer por linha de comando abrindo o Prompt de comando e rodando o comando de renomear arquivos “ren arquivo.xlsx arquivo.zip”.
          Outra possibilidade é do arquivo estar criptografado e não apenas protegido, aí a dica infelizmente não funciona.
          Também é importante que a extensão do arquivo original seja xlsx e não passar de xls para xlsx pra depois passar pra zip, por exemplo…

          Novamente, desculpa a demora.
          Espero ter ajudado.